[GTER] Mikrotik x Filtros com ASN 32 bits

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Thu May 24 10:04:05 -03 2012

On 23-05-2012 22:48, Alexandre Martini - Tecwave wrote:
> Ao tentar restringir a publicação de nossos blocos no PTT-SP pela
> GVT, me deparei com a recusa do MK em trabalhar com ASN de 32 bits
> nos filtros para uso das communities. Alguma dica dos mestres para
> contornar isto?

Bom, não dá para fazer com communities normais, essas tem 32 bits,
comumente usadas no formato 16bits:16bits.  Não tem como caber um AS4
(ASN de 32 bits) ali.

Você pode usar extended communities se todos os seus roteadores souberem
o que fazer com elas.  Elas funcionam da mesma forma que communities
normais, mas como são padronizadas e tem um formato interno, você
precisa fazer um pouquinho mais de dever de casa antes de usar.  Sugiro
estudar como foram usadas em alguns RFCs para sinalização (por exemplo,
são utilizadas para divulgar MPLS VPLS via BGP).

Em http://bgp4.as tem a lista com todos os RFCs necessários.

A dificuldade que você vai encontrar é a falta de documentação prática.

A alternativa é utilizar ASN privados para suas communities internas
(e é de bom tom filtrar isso na borda em seus anúncios para peers e
trânsito, da mesma forma que não se anuncia prefixo privado).

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

Antes de imprimir, lembre-se de seu compromisso com o Meio Ambiente
e do custo que você pode evitar.