[GTER] Ethernet nic

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Tue May 15 09:35:59 -03 2012

On 14-05-2012 15:16, Lista wrote:
> Boa Tarde Henrique,

> Como poderia fazer esse travamento direto no linux, ou somente via
> hardware(bios)

Olhe nas opções do BIOS/EFI.  Olhe os parâmetros do kernel para limitar
o número de C-states se o BIOS não permitir ajustar isso direto, e
use o governor "performance" para travar em modo performance se
necessário.  Para desabilitar PCIe L0s e L1, ou o BIOS tem a opção, ou
você vai precisar escovar bit via setpci, que eu não recomendo.  Sugiro
também desabilitar a gerência de energia do QPI se o BIOS deixar, bem
como qualquer outra opção que aumente a latência do equipamento.

A máquina fica ligeiramente mais rápida e com menor latência de pior
caso, mas ela VAI gastar mais energia e esquentar mais.  Não faça isso
em servidor com fonte sub-dimensionada como os que adoram vender no
Brasil, ou que esteja trabalhando muito quente.

> Qual seria o contra disso, caso esteja habilitado?

Gasta mais energia e esquenta mais a CPU.  É uma escala discreta de
vários níveis, que varia entre "conserve mais energia", passa por
"normal", e vai até "sacrifique conservação de energia para conseguir
mais performance".  Nenhum manual explica exatamente o que cada nível faz.

> Use no mínimo dois Xeon X5550 e DDR3 1333+.  Com processadores mais

> Você tem essa documentação, ou foi garimpando coisa a coisa na net?

Mencionaram por aqui na lista, acho.  Tivemos várias threads à respeito
ao longo dos últimos 2 anos.

Tem alguns white-papers da Intel sobre roteamento 10GbE em Linux que
explicam o que se deve fazer de forma macro, mas eles não são tão fáceis
de achar (eu sempre falho no google-fu).  Um deles estava na área de
embarcados da Intel (embedded).  Dá uma olhada no ark.intel.com, pega
várias placas 1GbE e 10GbE e olha na documentação suplementar listada
pelo ark se os whitepapers aparecem.  Foi assim que os achei
inicialmente, mas caí na besteira de não guardar o PDF...  Imprimi, e
não estou conseguindo achar a cópia impressa.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.