[GTER] RES: Licença Anatel - RB1000 like

william vasconcellos conceição weradiosprofissionais at hotmail.com
Thu May 10 10:19:47 -03 2012

Uma dúvida senhores, o rol de certificação/homologação é
taxativo e não exemplificativo, o que quero dizer com isso?

Argumentar a obrigatoriedade de alguns componentes que não estejam previstos na
categoria I II III, afirmar que seriam passivos de homologação/certificação, é função do
legislador/ competência discricionária da agencia, através de seus atos e não
critério subjetivo do agente fiscalizador, correto?

É o que diz a resolução 242 de dezembro de 2000.

XX - Produtos para Telecomunicação da Categoria III:
quaisquer produtos ou equipamentos não

enquadrados nas definições das Categorias I e II,
cuja regulamentação seja necessária:

a) à garantia da interoperabilidade das redes de suporte aos
serviços de telecomunicações;

b) à confiabilidade das redes de suporte aos serviços de
telecomunicações; ou

c) à garantia da compatibilidade eletromagnética e da segurança elétrica

É bem árido o comando normativo, mas fecha nos requisitos supra citados,
qualquer coisa além do que esta positivado, é extrapolar a competência fiscalizatória.

Qual o conceito de interoperabilidade podemos  atribuir a RB1000 ?

Não estaríamos homologando produtos destinados a tecnologia?
É função da Agencia homologar tecnologias?

Qual a diferença entre a RB1000 e um PC rodando RouterOs?
Por que placas de rede são dispensadas de homologação?

Por que servidores
rodando RouterOs  ou Quagga não são
passíveis de homologação?

WILLIAM VASCONCELLOS
WE Radio Comuncações LTDA EPP

Esta mensagem, incluindo seus anexos, pode conter informacoes
privilegiadas e/ou de carater confidencial, nao podendo ser
retransmitida sem autorizacao do remetente. Se voce nao e o destinatario
 ou pessoa autorizada a recebe-la, informamos que o seu uso, divulgacao,
 copia ou arquivamento sao proibidos. Portanto, se você recebeu esta
mensagem por engano, por favor, nos informe respondendo imediatamente a
este e-mail e em seguida apague-a.