[GTER] Auto Select na placa de rede

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Wed May 9 19:14:42 -03 2012

2012/5/9 Albert Lima <markyownz at gmail.com>:
>   Estou passando pelo mesmo problema aqui... a operadora me fornece uma
> interface fast ethernet de 100mbps... porem apenas consigo atingir a
> velocidade contratada quando ligo um PC direto no conversor(asga) e desligo
> a auto negociação(seto 100mbps full)... fora isso nao passa de 2mbps por
> conexao...

Porque se fixou no mercado uma visão de 15 anos atrás quando isso era
de fato uma boa prática, e que hoje é um mito. A única dúvida é o que
fazer quando nenhum dos dois equipamentos permite escolher os modos
oferecidos em auto-configuração. Eu hoje faria assim:

1) Um dos equipamentos permite manter auto-negociação e limitar as
opções oferecidas:
Auto-negociação nos dois lados, com um deles só oferecendo o modo
desejado (ex: 100BASE-TX)
Exemplos de equipamentos que permitem isso: placas de rede para PCs,
switches Edgecore

Esta é a opção recomendada

2) Nenhum dos equipamentos permite manter auto-negociação com limite
de opções oferecidas:
2A) Um dos lados é Datacom ? Desligue a auto-negociação dos dois lados
e force velocidade e duplex (notar que forçar velocidade não
necessariamente desliga auto-negociação apesar de tirar o handshake da
auto-neg)
2B) 10/100 Mbps de um dos lados ? Desligue a auto-negociação dos dois
lados e force velocidade e duplex
2C) 1000 Mbps nos dois lados ? Mantenha a auto-negociação, a não ser
que a <bleep> do outro lado tenha desligado

Rubens

Rubens