[GTER] BGP

Tiago A. Peçanha tiago at symetric.com.br
Fri Mar 30 17:46:53 -03 2012

Obrigado pelas informações pessoal.

----- Original Message -----
From: "Rubens Kuhl" <rubensk at gmail.com>
To: "Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes"
<gter at eng.registro.br>
Sent: Friday, March 30, 2012 5:44 PM
Subject: Re: [GTER] BGP

2012/3/30 Rafael Cresci <cresci at gmail.com>:
> Não há nada tecnicamente falando que impeça (e nem na regulamentação por
> parte dos RIRs), se ele tiver autorização dos detentores do bloco.
> Nos EUA é inclusive muito comum, essa autorização se chama LOA (Letter of
> Agency).
>
> O que não quer dizer que as operadoras sejam forçadas a aceitar, ou que as
> detentoras sejam forçadas a autorizar, não o são. Parece que a política de
> algumas operadoras brasileiras é negar, mas não sei com que bases.

Já nos primórdios a Embratel se posicionou contra isso e sempre deixou
bem claro que jamais emitiria uma autorização dessas para o CIDR dela.
Provavelmente por isso se tornou default do mercado não permitir.

Notar que com RPKI essa autorização vai precisar ser manifestada de
forma técnica também em ROAs, mas será possível pelo que entendi.

Rubens