[GTER] Broadcasting

Rinaldo Vaz rinaldo at anid.com.br
Fri Mar 23 12:11:58 -03 2012

Uma maneira de diminuir os broadcasts é aplicando filtros de bridge. Para
quem usa Mikrotik fica fácil. Por exemplo:

o servidor DHCP fica na do outro lado dos enlaces da wlan1-link_principal,
não há motivos para os clientes da wlan2-clientes_cidadeA se comunicarem
com os clientes da wlan3-clientes_cidadeB

/interface bridge filter add chain=forward
in-interface=wlan2-clientescidadeA out-interface=wlan3-clientes_cidadeB
action=drop
/interface bridge filter add chain=forward
in-interface=wlan3-clientescidadeB out-interface=wlan2-clientes_cidadeA
action=drop

Evitar que clientes do mesmo cartão se falem também ajuda:

/interface wireless set [find were
name=wlan2-clientescidadeA] default-forwarding=no
/interface wireless set [find were
name=wlan3-clientescidadeB] default-forwarding=no

Se há realmente algum motivo maior de utilizar camada 2, ao menos utilize
vlans para cada setor

Porém o ideal mesmo é que já foi sugerido por todos na lista (que os
domínios de broadcast sejam segmentados com redes roteadas). Para lidar
melhor com o problema de delay e processamento causado pelo roteamento,
configure os routers para MPLS e estabeleça túneis VPLS entre as
extremidades e os routers de borda.

abs