[GTER] Cache mara pbr mikrotik

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon Mar 19 17:44:33 -03 2012

2012/3/18 Rodrigo Augusto <rodrigo at 1telecom.com.br>:

> Habilitando pbr no mk terei elevacao de  Processamento? Se positivo, sera muito? A banda passamte seria cerca de 300MB ....isso consome cerca de 45% do meu x86....
> Enviado via iPhone

Você usa com stateless ou stateful ? É bem provável que você precise
ligar o conntrack para fazer o pbr para o cache.

Se você já usa conntrack, você deixa de rotear diretamente pelo código
do iproute e passa a seguir algumas regras de iptables. Se você
otimizar as regras para que a redireção do cache seja uma das
primeiras, não deve aumentar mais do que poucos porcento. O kernel do
Linux é bem menos impactado por PBR do que um IOS da Cisco, por
exemplo.

Rubens