[GTER] RES: Monitoramento de Link Externo

José Luiz ACS jvieira at eliteacs.com.br
Fri Mar 9 08:35:11 -03 2012

Nós utilizamos ferramentas externas para determinar se o roteador está ou
não ativo.

Ter um monitoramento interno nem sempre funciona, pois como já discutido o
problema pode estar em um roteador da fornecedora do link e a resposta pode
ser falha, o correto é fazer "de fora para dentro", ou seja um servidor
externo, tentar pingar um roteador interno (com NAT é claro).

Existem alguns serviços com versões gratuitas como Hypersin e o pingdom.com,
eu uso os dois e funcionam corretamente.

Quem tem link redundante pode fazer checagem reversa colocando um para
monitorar o outro com rota para internet, assim seria uma forma segura e
totalmente gratuita.

Att.

José Luiz Vieira
Diretor Técnico