[GTER] Redundancia entre links Wireless

Michell bill.cvel at gmail.com
Thu Mar 8 14:34:28 -03 2012

Olá pessoal,

hoje tenho dois rádios (profissionais) fazendo enlace entre duas cidades e
chegando em Switch (3COM 4500 - baseline) nos POPs. O Link do Rádio até a
porta do Switch é feita através de conversores e fibra.

Nos Switchs nas portas onde chegam os dois rádios configurei o Link
Aggregation.
O balanceamento funciona bem.
O problema ocorre quando um destes rádios cai e o Link Aggregation
(Dynamic) demora para perceber que uma das portas ficou sem link,
ocasionando a instabilidade no acesso aos clientes até que ele desative o
link nessa porta.

O Link Aggregation seria a melhor solução para este caso? Tenho que passar
Vlans entre estas duas localidades também.
Preciso ter um certo balanceamento entre estes dois rádios alem é claro da
redundância.

Estou prestes a trocar estes 3COM por Ciscos (SG 300-28) e gostaria de
saber o que o pessoal recomenda para esta situação, já que estas quedas por
menores que sejam trazem transtornos aos clientes.

Desde já agradeço a atenção e o apoio.

Michell Antunes