[GTER] Monitoramento de Link Externo

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Wed Mar 7 16:59:50 -03 2012

2012/3/7 Clodonil Trigo <clodonil at nisled.org>:
> Olá Pessoal,
>
> Instalei o nagios para fazer o monitoramento dos links;  mais qual é a
> forma mais garantida para monitorar um link de internet para saber se ele
> continua UP. Faço o monitoramento do router da minha rede (gateway) que já
> é o equipamento da prestadora ou faço o monitoramento de outro ponto
> externo.

Quer seja rodando plug-in do Nagios ou qualquer outro sistema, é
interessante colocar um nó remoto para testar sua rede de fora. Talvez
até dois, um no Brasil e um fora do país. As instâncias gratuitas de
provedores de Cloud com nomes de rios brasileiros podem ser úteis para
implementar isso sem custo recorrente...

Rubens