[GTER] Rádios Ceragon

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Wed Mar 7 12:10:10 -03 2012

2012/3/7 Adriano Struck <adrianos at tpa.com.br>:
> Bom dia pessoal
>
> Algum dos colegas que utiliza rádio licenciado da Ceragon já teve algum
> problema de queima que necessitou do reparo do equipamento? Gente, nossos
> enlaces queimaram em dezembro, foram enviados para reparo ainda no começo de
> dezembro e somente hoje, 07/03, depois de uma guerra pelo telefone,
> conseguimos receber uma proposta de reparo, com prazo de 12 semanas.. ou
> seja, totalizará 6 meses...
>
> Será que estamos exigindo demais? É assim mesmo que o mercado funciona? O
> [...]

Para uma referência comparativa, a Nera, que a Ceragon depois acabou
comprando mas este episódio ainda é do tempo da Nera como empresa
independente, já levou 18 meses para consertar um equipamento desses.
Existe uma grave dificuldade da manutenção desse tipo de equipamento
com as regras tributárias e trabalhistas brasileiras. Tributárias
porque os equipamentos em manutenção que vão para o exterior acabam
pagando no retorno o imposto sobre o valor do produto de novo, o que
faz com que os fabricantes prefiram acumular alguns consertos e então
trazer gente+equipamento de fora para consertar um lote. E na hora de
trazer gente de fora, há dificuldades trabalhistas para se conseguir
um visto de trabalho provisório (mesmo que seja de alguns dias) e
tributárias para que os equipamentos de precisão que são trazido
também não sejam taxados (isso requer autorização para entrada
temporária de equipamentos previamente à chegada deles).

Pode ter faltado transparência do vendor que você escolheu em comentar
dessas questões, mas em se tratando de rádios faixa estreita, é assim
mesmo. O que dá um diferencial para as propostas dos fornecedores
nacionais, ou para fornecedores que trabalhem com reposição ao invés
de conserto (ele troca o equipamento e depois conserta e revende o seu
para outro cliente).

Rubens