[GTER] Bloqueio Porta 25

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Wed Mar 7 09:24:03 -03 2012

On Tue, 6 Mar 2012, Jardel Lucas Ferraz Bastos wrote:

> Sobre esse bloqueio gostaria de saber se é obrigatório o bloqueio ou
> não, pois estou tendo problemas com o provedor de email @uai.com.br ,
> onde o meu clientetem 2 emails com eles, só que não tem e não querem
> (conforme informaram os atendentes do 0800) implementar essa melhoria no
> seu servidor de emails, liberando outra porta de saída smtp para seus
> clientes usuarios de email.

você não vai preso se não bloquear ;)

> Neste caso, fui obrigado a liberar o uso da porta 25 para nao prejudicar
> meu cliente e, ocorrendo o bloqueio dos meus ip´s no
> http://www.spamhaus.org/ . atrapalhando o acesso ao webmailde outro
> cliente empresarial e, não quero que nenhum desses dois clientes
> empresariais fique prejudicados.

ahá! taí a consequência. você deveria ter aberto a 25 EXCLUSIVAMENTE para
os MXs do domínio teimoso. E deveria ter insistido com o uai.com.br que
ele passasse a retransmitir email para seus clientes recebendo-os pela
porta 587, conforme as recomendações do comitê gestor. Isso não custa
nada. nada mesmo.

-- Danton.