[GTER] Vale a pena aderir ao PTT-SP neste momento?

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue Mar 6 23:35:34 -03 2012

> Existe possibilidade de passar isso pelo PTT? O google mantém anúncios com
> estabilidade no PTT-SP?

Se por estabilidade você quer dizer 5 noves (99.999% do tempo), não.
Por qualquer motivo que seja, a gestão deles de vez em quando joga o
tráfego para clusters internacionais. Se "boa parte do tempo" (o que
quer que isso significa em números) for suficiente, isso confere.

> Se alguém já fez isso, o tráfego economizado vale a pena?
> Quem puder falar em números de tráfego, me ajudaria muito também.
>
> O objetivo deste e-mail é conhecer a experiência que vocês tiveram nestes
> aspectos.

O tráfego de perfil mais corporativo não dá os 40% experimentados num
residencial típico, mas ainda sim já ajuda bem e costuma compesar
custos locais ou de longa distância.

Um cuidado a tomar é que se você não tiver capacidade reserva nos seus
upstreams, e disposição para pagar um pouco mais no 95-percentil
daquele mês, é contratar transporte redundante. Eu vejo muita gente
com dois upstreams mas apenas um transporte para o PTT-Metro SP e
dependendo do PTT para operar... e isso não demorará muito pra te
morder.

Rubens

Rubens