[GTER] Mikrotik RB1100 com Linux. Possível?

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Jun 22 00:37:34 -03 2012

2012/6/21 Patrick Barreto Petronetto <patrickbp at gmail.com>:
> Obrigado pela opnião Rubens, mas essa 450G não atenderia pois preciso de um
> equipamento para rack 19'' com no máximo 2RU, é exigência do projeto.

Para isso existe bandejamento. A questão é recursos/throughput mesmo.
E a RB-1000 também não é rack-mountable por padrão, e nem ela nem a
RB-1000U (que vem com gabinete rack) são mais comercializadas.

> O que você quer dizer com portar? Eu estava imaginando que só
> seria necessário dar um boot e fazer a instalação do S.O. ou carregar uma
> imagem para o "disco" da caixa...

Open-source quer dizer que vem com o fonte, e não que sempre vai se
adequar de pronto a uma finalidade. É um dos grandes problemas do
open-source, as pessoas se habituaram a pegar o que está pronto no
mundo sem colocar investir horas-recurso em testar, aprimorar,
customizar, desenvolver e devolver para a comunidade.

> posso estar completamente enganado, mas é
> justamente por isso que to aqui, não tenho experiencia nenhuma com
> instalação de S.O. em máquinas não x86 hehe =)

O mundo embedded é bem diferente do x86. O principalmente problema não
é bootar, mas reconhecer dispositivos e desarmar watchdogs. Por
exemplo, reconhecer e comandar corretamente os switch-chips da RB1100,
que são Atheros 8327 e não Atheros 8316 como os das RB 4xx.

Rubens