[GTER] Equipamento GPON / GEPON (Resumo)

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon Jun 4 10:25:15 -03 2012

Eu fiquei bastante surpreso com essa informação. Apesar de nunca ter
testado um equipamento GPON, eu noto que as normas ITU são específicas
o suficiente para que houvesse interoperabilidade, e que o
comportamento de compras de operadoras costuma exigir isso (mesmo que
depois não usem, para poder ter um culpado fácil de apontar).

Será que não tentaram falar GPON com GEPON, ou GPON de um comprimento
de onda com outro ?

Esse é um mito que o pessoal do GPON costuma pregar que não se
verifica na prática. O NetFone da NET+Embratel é um ótimo exemplo de
serviço convergente (em Packet Cable e não em IP, mas ainda sim em
pacote ao invés de circuito) com milhões de assinantes que funciona
bastante bem. O que o GEPON de fato não consegue transportar são
serviços síncronos, como um link PPP serial de 512k por exemplo, mas
isso é uma quantidade bem pequena das novas contratações de serviços
de telecom hoje em dia, não valendo a pena investir apenas para
atender esse nicho. Para as incumbentes, que já tem hoje um grande
número de contratos de links determinísticos, vale a pena ter uma rede
que os suporte, mas para um operador entrante, não faz diferença. O
dia em que aparecer um cliente específico que precise, é mais fácil
provisioná-lo numa fibra ponto-a-ponto e deixar ele rodar o que quiser
na fibra dele: SDH, ATM, POS...

Rubens