[GTER] Rocket GPS

casfre at gmail.com casfre at gmail.com
Fri Jul 27 09:10:39 -03 2012

Rubens,

Obrigado por todas as observações.

Eu acompanho as RBs há bastante tempo, mas só agora tenho conseguido
um pouco de tempo para testes. Eu acho fascinante a ideia de ter
caixas menores e mais baratas com perspectiva de solução de alguns
problemas que poderiam exigir soluções antes mais caras.

> Para 100 Mbps de roteamento a RB450G/RB750G devem dar... a RB750 ou a
> RB750GL não dá.

Isso é interessante. Se elas suportam 100Mbps (imagino que não seja
full duplex), com firewall ativo (preciso verificar se meus testes
estavam com conntrack ativo, mas acho que sim), então já é uma caixa
considerável pelo preço (parece que US$ 40 a mais que uma 750GL).

> Essa parte de regras do switch-chip no RouterOS não é nem simples nem
> intuitiva... já o funcionamento dela como roteador de um uplink só é
> simples mesmo.

Não cheguei a testar o switch-chip na RB750GL. Ela vem com algumas
portas configuradas para Master/Slave, mas eu desliguei todas e deixei
tudo como ethernet separada. Como sou "noob" em RB e Mikrotik, queria
ver como era o funcionamento das 5 separadas (subnets distintas). Eu
vi um documento, faz tempo, ilustrando o funcionamento do conceito de
"switch" nas RB, mas não me lembro se havia lá os comandos. Sendo como
você colocou, já vai demandar mais estudo para usar o RouterOS como se
usa o SwOS (esse, pelo manual, não pareceu ser muito complicado).

> Mas a RB1100AHx2 tem grupos de 5 portas que são isolados e dependem da
> CPU para conversar, então recai num slowpath... a CPU dela é mediana,
> então precisa ver se ela atende.

Humm. Esse detalhe me escapou. Eu ainda só tenho como base aqueles
valores de testes de performance do site routerboard.com. Também não
expliquei direito, mas no caso de um RB1100AHx2, o "poder de fogo",
para testes com a função de router/firewall/conntrack, me pareceu
maior. A princípio pensei que tê-la como uma "super RB250GS" seria
interessante. Pelo detalhe que salientou, se isso for possível, será
apenas entre as 5 portas de cada grupo.

> Porque a sensibilidade a esse ponto ?

Eu ainda não formei uma opinião sobre isso, desde as discussões na
lista da ANID, então, tenho procurado tudo homologado.

Obrigado.

Cássio