[GTER] Switch Gerenciavel ou Roteador

Danilo Neves danilorpneves at bsd.com.br
Sat Jul 21 11:19:05 -03 2012

Bom dia a todos da lista.
Senhores estou com uma dúvida e acredito que alguém já passou por isso.
Eu entrei em uma empresa que tem 5 unidades e vão colocar 1 switch
gerenciavel em cada unidade.
Esse switch é um Dell 6224 camada 3 de 24 portas que tem diversas funções
de controle de banda e qos.
Dessas 5 unidades uma é a matriz e onde fica todo sistema de empresa e o
restante chega através de VPN.
Vou precisar fazer um controle de qos dando prioridade na banda das
unidades para o sistema da empresa que chega na matriz através de VPN.
Eu sempre fiz esse tipo de controle de banda pelo firewall e agora queria
saber opinião de todos da lista.
Eu faço o controle de banda no firewall ou no switch?
Se for no switch qual a vantagem?

Lembrando que a rede é bem simples

rede interna filal

filial vpn