[GTER] Duvida OSPF

Rodrigo Panssane - Net Turbo rodrigo.panssane at acessoturbo.net.br
Sat Jul 7 08:56:21 -03 2012

Pessoal,

Estou com a seguinte dificuldade na migração de minha rede para o OSPF. Em,
anexo segue imagem de como está a minha topologia atualmente, se analisarem,
praticamente todos os meus roteadores formam borda, e devido a isso criei
uma única área (Área 0). Nela possuo 2 roteadores BGP em localidades
diferentes, na qual setei um deles com prioridade 3 e outro com prioridade
2, para que se denominem DR e BDR. Até ai tudo bem, o OSPF fechou, gerou as
rotas, tudo ok. Pedi para os 2 DRE e BDR, gerarem as rotas default e geraram
também...

Imagem vocês podem encontrar aqui:
http://under-linux.org/f343/duvida-ospf-158394/

Segue o problema:

Se verificarem, minha rede possui diversos GW de PPPOE de meus clientes, só
que cada um deles tem sua rota atualmente estática direcionando para qual
BGP eu quero que eles saiam. Então defino com distancias, nas rotas
estáticas, por onde cada GW deverá direcionar suas rotas. Só que não estou
conseguindo fazer isso através das rotas dinâmicas geradas pelo OSPF.

Pensem comigo:

Se eu colocar métrica 5 no DR e 0 no BDR, na hora de definir a métrica nos
GW sempre eles vão direcionar pro que tiver a métrica menor, no caso no BDR.
Ai fica minha duvida, como faço para definir estas métricas, afim de que
alguns servidores tenham rota default prioritária pra um e outros par ao
outro?

Agradeço desde já!