[GTER] Zabbix em grande escala

Antonio Carlos Pina antoniocarlospina at gmail.com
Mon Jul 2 07:52:04 -03 2012

Luiz

O Zabbix escala para qualquer número de equipamentos usando 2 técnicas principais:

A) monitoração "ativa" - ao invés do monitorador fazer polling (como o nagios), os servidores possuem um agente instalado que faz a monitoração e envia o resultado para o monitorador. Assim, o mesmo monitorador pode ler milhares de servidores.

B) há casos em que é necessário escalar mais ainda (ex: escritórios externos, filiais, etc). Nesses casos, pode-se optar por um setup distribuído (zabbix proxy) que funciona igual o "A", porém com um servidor inteiro.

Abs