[GTER] Melhor adequação do Firewall usando Link de Rádio

Gustavo Freitas gst.freitas at gmail.com
Wed Jan 25 16:31:08 -02 2012

Pessoal,

Estou com uma dúvida sobre onde adequar e otimizar o meu firewall.

Segue o meu esquema de rede onde tenho duas Opções.

http://imageshack.us/photo/my-images/515/infra.jpg/

Opção A - colocar o firewall depois do Rádio

Opção B - colocar o firewall antes dos Rádio

O computador simboliza a minha com servidor AD.

Os meus equipamentos é Rocket M5 com antena disc de 30 dbi.. estou
pingando na outra ponta B (vice versa)
entre 2 ms a 8ms para numa distância de 20 km

Tenho dois links um Embratel (2mb) e outro Via Rádio do Provedor Local
(600 k).  para o firewall estou usando o pfsense.
eles está com load balance.

--
Gustavo Freitas