[GTER] FreeBSD+BGP

Luiz Otavio O Souza lists.br at gmail.com
Mon Jan 23 17:45:22 -02 2012

On Jan 23, 2012, at 1:06 PM, Jefferson Gondek wrote:

> Olá Eduardo,
>
>  Havia visto seu post sobre o flowtable. Minha dúvida é justamente em tunning do kernel para uma otima performance (drivers, memoria, caching, etc...)
>
> Jefferson

Jefferson,

O flowtable foi desativado por padrão no FreeBSD, porém essa alteração ainda não chegou nos releases da série 8.x (vai vir no 8.3-release).

Já o release-9 já saiu com essa modificação e você não precisa se preocupar em desabilitar nada.

Os problemas de drivers que o Eduardo comentou também foram resolvidos nesse release-9.

Pode usar essa ultima versão sem susto.

Agora, falar de mais tuning sem saber que hardware você tem é bem dificil... Por exemplo, algumas placas da intel suportam que você configure o número de descritores por fila da placa (hw.em.rxd, hw.em.txd), suporte a multiqueue (options EM_MULTIQUEUE), etc., placas de outros fabricantes podem ter recursos diferentes. Geralmente as placas da intel são bem suportadas (a intel mantém um engenheiro dela só para cuidar dos drivers do FreeBSD e ele costuma ser rápido e acessível).

O tuning é sempre em função do seu hardware e do seu padrão de uso, ou seja aqui temos mais um daqueles casos "one size does not fit all".

Com o volume de trafego que você comentou, dificilmente você terá problemas (basta só seguir a dicas que foram passadas, bom hardware, boa CPU e placa de rede melhor ainda...).

Att.,
Luiz