[GTER] FreeBSD+BGP

Luiz Otavio O Souza lists.br at gmail.com
Sat Jan 21 08:36:30 -02 2012

On Jan 20, 2012, at 1:28 PM, Jefferson Gondek wrote:

> Olá a todos.
>  Estou interessado em montar um PC Router com FreeBSD para um servidor BGP
> da empresa. Estou com dúvidas sobre tunning de kernel. Alguém teria um
> material a respeito para encaminhar ?
> Grato.
> Jefferson

Jefferson,

Seu e-mail é um pouco vago quanto as suas necessidades (não especifica a capacidade de tráfego que você espera rotear).

Dependendo do seu tráfego você não precisa de tuning algum (aqui tenho um FreeBSD com quagga rodando em hardware de desktop com placa de rede ruim - PCI simples - fazendo cerca de 200Mb/s de roteamento sem nenhum tuning - o que não é grande coisa também :-).

Você até vai achar umas receitas de bolos de alguns malucos que aumentam vários valores sem qualquer nexo, mas eu ainda prefiro não confiar nessas receitas prontas e analisar os gargalos antes de sair alterando os parametros do sistema.

O que você precisa se preocupar é com o hardware, placas de rede de boa qualidade, PCI Express (esqueça PCI) e mesmo a motherboard com dual northbridge.

Se você tiver alguma duvida mais especifica fica mais fácil ajudar.

Att.,
Luiz
PS: Talvez a FUG-BR também seja mais apropriada para as duvidas de FreeBSD