[GTER] Bloco de IP's Nacionais

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Tue Jan 17 17:45:37 -02 2012

On Tue, 17 Jan 2012, Moroni Vieira wrote:

> Existe esse delegação de IPs do lacnic pra o NIC.br.
> Blocos IPv4 e IPv6.
>
> http://lacnic.net/cgi-bin/lacnic/whois?lg=PT&query=BR-CGIN-LACNIC

essa lista não contempla diversos blocos nacionais, especialmente da rede
acadêmica, pré LACNIC, por exemplo 150.163/16 (INPE).

depois, o que vem a ser um bloco "nacional"? na internet não existem
nações, existem sistemas autônomos, e nada impede que eu use endereços que
me foram fornecidos pelo NIC.br em uma rede que geograficamente fica fora
do Brasil. e vice-versa, nada impede que uma organização estrangeira use
endereços obtidos fora do brasil em instalações que estão no brasil.
conheço pelo menos um caso assim.