[GTER] Redundância de link de internet

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Jan 13 16:30:01 -02 2012

Um complemento sobre filtros em conexões BGP: há dois lugares para se
fazer filtros, o plano de controle e o plano de dados.
Os filtros do plano de controle atuam sobre os anúncios recebidos e
enviados, e os do plano de dados, sobre pacotes recebidos e enviados.
Uma configuração apropriada de BGP inclui filtros em ambos, e
considerando uplink e downlink são pelo menos 4 conjuntos de filtros
por conexão, e como você tem duas conexões (operadora e seu roteador
na outra cidade), 8 conjuntos de filtros por roteador.
(sendo que cada conjunto de filtros do plano de dados ainda por ter
separações como tráfego originado/destinado ao próprio roteador, como
era o caso, e tráfego entrando/saindo na/da rede).

Rubens