[GTER] RES: Novas regras para os Domínios

Durval Menezes durval at tmp.com.br
Fri Jan 13 15:11:56 -02 2012

Alo Danton,

On Wed, Jan 11, 2012 at 06:30:32PM -0200, Danton Nunes wrote:
> [...]
[...]
> Pelo jeito não há um nome específico para uso de redes internas. Eu tenho
> visto usar o próprio domínio externo, mas em outra 'view'.

O que eu faco (e recomendo a todos) e' usar um subdominio da dominio
externo, por exemplo:

      EMPRESA.com.br: dominio externo
    i.EMPRESA.com.br: dominio interno

Desta forma, elimina-se a chance de usar algo que venha depois a ser
utilizado na Internet (afinal, a dita EMPRESA controla totalmente o que
ocorre com o dominio dela, incluindo subdominios), evita-se as colisoes
frequentes que acontecem quando se usa o proprio dominio externo (ex:
www.EMPRESA.com.br e' o servidor interno ou o externo?), suporta-se facil
e intuitivamente maquinas que tenham enderecos tanto na rede interna
como na externa (ex: firewall.i.EMPRESA.com.br e' o endereco interno,
e firewall.EMPRESA.com.br e' o externo) e tem-se ainda a vantagem de
permitir a resolucao simultanea quando isso se aplicar (por exemplo,
o nameserver que atende `as maquinas de uma DMZ pode responder tanto
por i.EMPRESA.com.br como por EMPRESA.com.br, enquanto que o nameserver
autoritativo da EMPRESA para a Internet so' responde por EMPRESA.com.br).

Um Grande Abraco,
--
   Durval Menezes (durval AT tmp DOT com DOT br, http://www.tmp.com.br/)