[GTER] Redundância de link de internet

Jefferson Gondek jefferson.gondek at iveloz.net.br
Fri Jan 13 10:44:09 -02 2012

Como já comentaram, você precisa criar uma OSPF Tree entre seus concentradores de borda e seus roteadores...Como se você fosse fazer um X no meio das suas interligações. Como você já tem um iBGP rodando entre os roteadores, você faz isso entre os concentradores:

       Operadora_A ------ Roteador_A --------- Concentrador_A =====> Clientes
                             | iBGP      X OSPF
       Operadora_B ------ Roteador_B --------- Concentrador_B =====> Clientes

Com isso os dois roteadores vão "conhecer" as redes dos concentradores. Nesse caso, você vai ter de rever suas publicações de BGP para que os dois Roteadores publiquem os CIDRs que vc subnetou.
O OSPF vai ver o melhor caminho entre eles e mandar para o roteador de melhor custo...caso seu enlace entre eles caia...o protocolo altera o caminho automático...
No http://wiki.mirotik.com tem uns exemplos que podem te ajudar a configurar esse protocolo, mas recomendo também você dar uma lida no material que foi publicado no MUM 2011 em São Paulo (mum.mikrotik.com) que tem umas coisas legais sobre OSPF e BGP lá.

Espero ter ajudado

Jefferson