[GTER] Redundância de link de internet

fknet ffkammer at conchalnet.com.br
Thu Jan 12 12:28:25 -02 2012

Boa tarde senhores!

Tenho 2 links de internet, cada um entregue em um roteador distinto, com
sessão BGP fechada entre cada roteador e a Operadora respectiva. Tenho
uma sessão iBGP fechada entre os 2 roteadores.

Entre os 2 roteadores de borda e meus clientes tenho 2 roteadores, que
operam como servidores PPPoE para autenticação, cada concentrador tem
como gateway defaul um de meus roteadores, conforme abaixo:

Operadora1--------BGP--Router_Borda1-----------OSPF------Concentrador1-----Clientes
                                                 |iBGP
Operadora2--------BGP--Router_Borda2-----------OSPF------Concentrador2-----Clientes

Gostaria de saber como posso ter redundância nesse cenário, ou seja, se
a Operadora1 cair todo tráfego dos clientes meus saiam pela Operadora2 e
vice versa. Também preciso pensar no caso de um de meus roteadores
falharem, por exemplo, o Concentrador1 tem como gateway default o
Router_Borda1, caso esse roteador falhe quero que assuma o Router_Borda2
como gateway default.

Tentei colocar uma imagem com o diagrama de minha rede em anexo, mas não
sei se a lista aceita anexos.

Obrigado!

Fabrício