[GTER] Novas regras para os Domínios

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Wed Jan 11 17:06:09 -02 2012

> Como posso proceder para criar esses domínios para empresas interessadas?

Ler as 300 páginas que definem as regras do programa de novos sufixos,
ou contratar alguém que o tenha feito... mas como estamos falando de
um investimento da casa do meio milhão de reais, o número de
potenciais interessados é limitado.

> No Brasil será a registro.br que coordenará isso?

A coordenação do processo é da ICANN, e o processo não tem
procuradores ou despachantes. Os registros já existentes, tanto os
genéricos quanto de códigos de país, tem expertise técnico e de
governança Internet que os habilita com prestadores de serviço
naturais para se contar para apoiar e terceirizar esse serviços; o
Registro.br tem sim uma família de serviços para esse processo.

> Enfim, como funcionará para nós nas terras tupiniquins?

Com as mesmas chances para empresas brasileiras, americanas ou
chinesas: um conjunto de regras extenso, um investimento alto, um bom
tempo até as definições positivas ou negativas. Notar que esse
processo abre possibilidade para .<nome> e não .<nome>.br.

Possíveis impactos nos recursivos operados aqui são difíceis de
prever, mas como DNSSEC e IPv6 são requisitos para todos os novos
sufixos, eles podem adicionar uma parcela de requisições nesses
protocolos à distribuição de requisições entre DNS/DNSSEC e IPv4/IPv6.

Rubens