[GTER] Wi-Fi com Mikrotik

Diego Mickael Morandini diego at emtectelecom.com.br
Tue Jan 10 15:33:23 -02 2012

Boa tarde.

Já utilizei o UniFi em um cliente, mas com apenas um nó.

Ele possui um gerenciador que deve ser instalado em uma máquina com
Windows ou Linux (c/ wine). No gerenciador você faz a configuração de
todos os APs que forem adicionados como "cliente". Podem ser
configurados vários SSIDs por rádio, criptografia, potência, canal, VLAN
para a interface wireless, etc.

Tem um recurso bem legal tmb onde vc faz upload da planta baixa do
prédio para o gerenciador, ficando mais amigável a interface (fica
melhor para visualizar onde está cada AP).

Apenas um detalhe que particularmente não me agradou: o gerenciamento do
AP só pode ser feito pelo software de gerenciamento central, o AP não
possui embutido o clássico acesso pela web para configuração.

Acredito que seja a melhor opção para o que o colega deseja.

Mikrotik é muito mais do que um simples AP, tem mais funções, protoclos
de roteamento, etc, mas acho que não seria tão prático quanto essa
solução para este caso.

Obs: Não sei lhe dizer se ele (UniFi) pode ser instalado em outdoor.
Pela aparência dele, acredito que não.

Atenciosamente,

Diego M. Morandini