[GTER] Problema com BGP com 2 operadoras

fknet ffkammer at conchalnet.com.br
Tue Jan 3 19:34:49 -02 2012

Boa tarde senhores!

Tenho 2 sessões BGP, uma com a OperadoraA e outra com a OperadoraB.

Anuncio o meu bloco /21 em ambas operadoras e em cada uma destas
operadoras anuncio 2 blocos /23. Como são blocos mais específicos
esperava, pelo que entendi, que todo tráfego dos IPs dos blocos /23
anunciados na OperadoraA saísse e voltasse (up e dw) pela operadora A e
todo tráfego dos blocos /23 anunciados na OperadoraB saíssem e voltassem
(up e dw) pelo OperadoraB.

As sessões estão fechadas com 2 roteadores distintos, ambos são RB1000
da Mikrotik. Uso 2 roteadores pois os links estão em cidades distintas.
Tenho uma sessão iBGP fechada entre os roteadores.

Porém hoje, executando um torch na interface que está ligada a OperadaA
notei que há tráfego de entrada (da internet para o cliente) para alguns
IPs de um bloco /23 anunciado na OperadoraB.

Alguém poderia me auxiliar nisto? Saberia me dizer o motivo deste
tráfego estar entrando pela OperadoraA e não pela OperadoraB? Segundo
consulta feita no Looking Glass da Alog vi que o caminho preferencial
até este IP deveria ser pela OperadoraB mesmo e não pela OperadoraA.

Grato,

Fabrício