[GTER] Torrent criptografado - É possível controlar em QoS Mikrotik?

Lucas Willian Bocchi lucas.bocchi at gmail.com
Tue Feb 28 19:53:06 -03 2012

provedorbogus

O Mikrotik não tem o HSFC implementado, ele usa HTB e possui algumas
outros enfileiradores "conservadores de trabalho", como o SFQ. Esse
esquema de aumentar os Hz do kernel foram resolvidos com a
implementação dos dynamic ticks. Porém, não tem como a gente conferir,
porque eu particularmente nunca achei um fonte do mikrotik pra poder
compilar.

Outra coisa Klemerson: o Mikrotik, e qualquer outro controlador de
banda software-based tem seus problemas com as rajadas de tráfego. O
que você precisa olhar é como está o tráfego "na média", e não em um
determinado momento. Usando o enfileirador simples (queue simple),
sempre que tenho um cliente que usa o bitcomet (que abre uma porrada
de conexões numa pegada) eu vejo o tráfego dele dar uma subida de
digamos 1200k e depois lá pra frente dá uma baixada pra 300k, com o
controle de banda dele em 512k. O que o mikrotik te mostra ali na hora
que você está fazendo a análise daquele tráfego não é algo realtime,
então por isso que te falo que você deve ver na média como que está
este tráfego.

Controle de banda bagual mesmo só vi um netIron fazer, e alguns
ciscos. Esses sim conseguem lidar bem com esse tipo de problema de
bursts, etc.