[GTER] BGP - Anuncios Internacionais

Marcio Miguel marcio.miguel+gter at gmail.com
Fri Feb 24 14:13:50 -02 2012

Pelo que entendi você bloqueia o IP do "atacante" e não o IP "atacado" no
seu servidor. No caso de DoS simples, com uma só origem, isto não é difícil
de ser feito pelas operadoras, até com um filtro na interface do cliente
(embora sei que a regra de muitas operadoras é bloquear somente endereços
de destino).
 No caso dos DDoS, com centenas de origens, isto não é possível de ser
feito nas operadoras. As mitigações que são feitas pelos appliances, no
caso de Syn floods, bloqueiam todo o acesso ao determinado IP, na porta que
está sendo atacada. Se for a 80, seu serviço ficará fora da mesma forma,
mas seu link não saturará. Os appliances, pelo menos os que conheço, não
conseguem bloquear os Syns somente dos atacantes, porque não eles se
confundem com as requisições legítimas ( a não ser que venha com o EVIL bit
setado :) ).
O uso de blackhole, que também é feito para o IP "atacado" bloqueará todas
as portas, e não apenas a atacada. Trocar o IP do servidor no DNS também
não adianta, já que os ataques estão dirigidos para o nome.
Escolher uma operadora que forneça uma community de blackhole somente o
ajudará a não prejudicar os demais servidores e a não saturar seu link.

Márcio