[GTER] Testes de velocidade

Gustavo Santos gustkiller at gmail.com
Sat Feb 18 20:23:49 -02 2012

Todo mundo sabe que é bem complicado garantir banda após passar pelo nosso
roteador de borda. A maioria tenta ter um pouco mais de banda do que
precisa. Infelizmente não temos como garantir se nosso upstream realmente
tem aquele volume de banda disponível no momento que precisamos.

Outro fator importante principalmente se for TCP, o problema aumenta mais
ainda do ponto de vista do "administrador da rede que contrata" não
conseguir entender como este protocolo funciona. Existem tantos fatores de
difícil percepção do cliente como  "microbursts" em interfaces
congestionadas ou com picos muito rápidos de utilização full que causa
perda de preciosos acks tcp e fazem a taxa de transferência ir pro chão.

Sobre o seu cliente que contratou 10mbits e quer usar estes 10mbits em um
server alocado em MIA, se ele for testar apenas com uma conexão TCP e
exigir isto, você está no sal.  Parafraseando nosso colega de lista
Rubens, fórmula da banda máxima que qualquer versão de um protocolo como
TCP um dia irá alcançar:

Banda = 0.93 x MSS / ( RTT x raiz (perda) )

O MSS é o MTU menos 40, 1460 bytes ou 1460*8 bits usualmente, o RTT
mínimo medido pelo Proyecto Simón entre BR e EUA é 109 ms, e uma perda
usual é algo da casa de 1/1000, o que daria pouco mais de 3 Mbps por
conexão. Se usar o RTT médio de 250 ms dá pouco mais de 1 Mbps por
conexão.

Gustavo Santos
Analista de Redes
CCNA , MTCNA , MTCRE, MTCINE, JUNCIA-ER