[GTER] [caiu] PTT-SP

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Mon Feb 13 17:47:49 -02 2012

On 13-02-2012 16:44, Rubens Kuhl wrote:

> O que eu sinto falta inclusive em switches de primeira linha, e
> encontrei apenas em switches EdgeCore (pena que há 2002 outros tantos
> motivos para não usar esta marca) foi controlar quais as velocidades
> anunciadas pela auto-negociação. Em Linux fazendo "ethtool -s eth0
> advertise 8" (ou 0x008) a auto-negociação acontece mas é definida
> para só ter 100FD como opção.

Entrasys faz (ou pelo menos as que temos, fazem), e isso foi uma
tremenda ajuda.  Em alguns locais onde o cabeamento horizontal está no
mínimo duvidoso, removemos dos anúncios da auto-negociação os modos do
1000BASE-T.  Melhor 100FD, que 1000FD instável e com o BER nas alturas.

Outra função muito útil é a função de TDR (time-domain reflectometry)
para testar o cabo, que também tem nas Enterasys e em várias outras caixas.

O truque do ethtool eu uso nos dispositivos móveis como meu laptop para
economizar energia e esquentar menos :-)

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.