[GTER] Backbone Switchs

Cleiton Spindola killabc at gmail.com
Mon Feb 13 12:03:25 -02 2012

Ola Senhores

Estou com um projeto que eu preciso alterar a forma de trafego na rede e
das vlans. Tenho um backbone em fibra com switchs dell powerconnect 6248 e
alguns powerconnect 6224f (puro sfp), estou usando duas portas SFP com
fibra para fechar port-chanel tanto na entrada do backbone quanto na saida
do backbone e com isso ter 2gb de trafego no backbone tudo com vlan
taggeada.

Porem devido ao aumento das vlans esta começando a ficar meio trabalhoso
demais cadastrar as vlans tanto no port-channell quanto na porta que tem o
port-chanell configurado, coisa de switch dell (nao sei porque). Esse
backbone meu é composto de pelo menos 10 switchs dell no caminho, algumas
vlans passam todo o backbone de ponta a ponta e outras vlans ficam pelo
caminho para atendimento de clientes tanto no transito ip quanto no
transporte PTT.

Gostaria de algumas dicas para me ajudar a alterar isso e simplificar a
coisa, pensei em QinQ, porem não sei até aonde é seguro QinQ. Lembrando que
não posso alterar os equipos Dell desse backbone. Pois não gostaria de ter
que ficar cadastrando cada cliente novo de transporte ao PTT por exemplo em
todos os swicths que ele vai ter que passar até chegar o ponto dele apartir
de meu backbone.

--
T+_+ Cleiton Spindola
ICQ 36741022 - MAC OS X Lion 10.7.2