[GTER] Transito entre 2 AS´s com 2 operadoras distintas

Marcelo Baln marcelobaln at gmail.com
Fri Feb 10 16:22:14 -02 2012

Olá,

Tenho em minha rede 2 AS, cada um com seu router (RouteOS) interligado a
uma operadora diferente, AS1 intelig, AS2 GVT.
A funcionalibidade deles hoje é boa, porém interliguei estes 2 ASs, e a
idéia é fazer trânsito entre os dois com fim de manter uma rota de
BackUP, caso uma operadora falhe.
Ja foi informado a ambas operadoras para o anuncio do AS cliente da cada
um e seu respectivo prefixo.
O peer entre os 2 router foi estabelecido, e cada um repassa os prefixos
aprendidos para o outro.
Nos filtros foi aplicado  BGP PREPENDE, afim de ter uma diferença no AS
PATH dando como preferência de prefixos a operadora qual esta
diretamente interligado
AS 1 possui prefixo /20, como esta ligado a Intelig nela é anunciado 2
prefixos /21
AS 2 mesmo cenário
Por fim, em ambos peer com as operadoras é anunciado o prefixo /20 de
ambos ASs sendo menos especifico com finalidade de assumir caso outra falhe.

Pergunto, mesmo eu aplicando PREPEND, roteador do AS 1, da como
preferencia alguns prefixos aprendidos pelo routeador do AS 2.
Os anuncios funcionam perfeitamente, o único preblema é neste caso do
recebimento de prefixos para o trânsito em caso de falha.

Alguém com uma idéia para me ajudar?

Abraços

Marcelo Baln