[GTER] FreeBSD Virtualizado

Rafael Henrique Faria rafaelhfaria at cenadigital.com.br
Mon Feb 6 22:16:25 -02 2012

O ESX 5, já tem uma performance excelente...

E caso a camada de rede seja muito importante, recomendo experimentar o
Cisco Nexus 1000. Que é um modulo com o IOS da Cisco para o ESX, e também
tem o conjunto com um hardware Cisco Nexus, onde você consegue fazer a
concentração de vários Nexus 1000 espalhados por vários ESX. É uma solução
fantástica... mas o preço não é muito animador.

Eu uso diversos FreeBSD em versões diferentes do ESXi/ESX (3.5, 4.0, 4.1 e
5.0). E várias versões do BSD também, desde 4.4, passando por 5.1. 6.4,
7.2, 8.0 e 9.0.

Já tive problemas com as interfaces de rede lncX, depois com emX, e até com
o módulo do VMWare tools para rede, o VMXNet.

O ideal é você instalar, e realizar testes, veja o que melhor lhe atende.
E o recomendável, é como foi citado anteriormente, não ter apenas 1
hardware host, mas sim 2 ou mais... todos acessando um iSCSI centralizado.
Eu uso um FreeBSD para servir como iSCSI Target, funciona muito bem. Usando
o ZFS com deduplicação, a performance não é lá essas coisas... mas a
segurança é muito alta, devido ao RaidZ.

É ideal até usar o Hast com mais de nó de Storage, para garantir
redundância dos dados, garantindo que uma pane do hardware do storage não
vai derrubar as máquinas virtuais.

Rafael Henrique da Silva Faria