[GTER] Ajuda: Link Lan to Lan utilizando via publica

sergio-neves at r7.com sergio-neves at r7.com
Wed Dec 26 11:59:10 -02 2012

Bom dia Marcelo,

   Aqui na minha cidade temos 3 pontos interligados com fibra ótica de nossa
propriedade (não acredite que essa fibra será totalmente sua). O ponto mais
distante gira em torno de 2,5Km. Contratamos uma empresa que fez o serviço.
Eles se encarregaram de obter as licenças necessárias junto a prefeitura e
a empresa dona dos postes, que na nossa cidade é a empresa de distribuição
de energia elétrica.

   A única exigência da prefeitura, além dos procedimentos burocráticos para
a liberação, foi deixar disponível dois pares de fibra ótica para uso dela.
Diga-se de passagem que entre essa disponibilidade ela pode inclusive
alugar essas fibras.

   Cada prefeitura tem uma legislação específica para isso, e claro, vai
depender da cidade onde você está para essa liberação. Pode existir
prefeitura que não dispõem dessa opção e te obrigue a contratar o serviço
de uma outra empresa (os interesses financeiros sempre falam mais alto no
nosso país). Acredito que tenha prefeituras espalhadas pelo Brasil que
ainda nem sabem o que é isso.

   Quanto a empresa de energia elétrica, lembro que quando contratamos os
postes era algo em torno de R$ 5,00 (cinco reais) por cada poste utilizado.
Hoje, não sei quanto isso custa devido aos reajustes.

   Em cada um desses pontos temos três switches PowerConnect 6200 conectados
à fibra a 1000MB. Acompanho alguns parâmetros nesse switches e eles não
apresentam nenhum tipo de falha decorrente de uma fibra mal instalada. Tipo
pacotes perdidos, ou um exceço de broadcast e por aí vai. Funciona muito
bem.

   Sérgio