[GTER] BGP de borda com redundância de Caixa e apenas uma sessão BGP

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Wed Dec 19 18:41:54 -02 2012

Cara, se tem uma coisa que tenho que dar o braço a torcer para o BSD é o
CARP.

Muito mais porreta que o HSRP e o VRRP.
A conversa entre as partes é só em L2, sem depender de outros IPs...
E tem essa vantagem de você poder amarrar aplicações direto nele, como
porexemplo o BGP.

Não, que eu saiba, a cisco não tem nada desse gênero.

Mas eu tenho ainda um PLUS da gambiarra...

Digamos que você tenha uma Operadora_B Muito, mas MUUUUITO petulante, e que
ela não se sujeite a colocar um /29 na WAN.

Ainda assim você conseguiria resolver esse problema.
Mas para isso, ele teriam que te dar pelo menos um /29 roteado(faixa de lan
como eles dizem).

O exemplo é quase o mesmo.

Digamos que a rede B.B.B.0/30 é tua rede de enlace com a operadora B.
E a rede B.B.ROT.0/29 é a faixa roteada que eles sub-alocaram a você e
fizeram roteamento estático.

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
!!!!!!!Router Primário!!!!!!!!!!!!
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
interface GigabitEthernet0/1.3000
 encapsulation dot1Q 3000
 ip address B.B.ROT.5 255.255.255.248
 ip nbar protocol-discovery
 ip flow ingress
 vrrp 250 ip B.B.ROT.2
 vrrp 250 ip B.B.B.2
 vrrp 250 priority 150
!
ip route B.B.B.1 255.255.255.255 GigabitEthernet0/1.3000
!
ip access-list extended NET-<OPERADORA-B>-WAN
 permit ip B.B.B.0 0.0.0.3 any
 permit ip B.B.ROT.0 0.0.0.7 any
!
!
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
!!!!!!!Router Secundário!!!!!!!!!!
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
interface GigabitEthernet0/1.3000
 encapsulation dot1Q 3000
 ip address B.B.ROT.6 255.255.255.248
 ip nbar protocol-discovery
 ip flow ingress
 vrrp 250 ip B.B.ROT.2
 vrrp 250 ip B.B.B.2
 vrrp 250 priority 150
!
ip route B.B.B.1 255.255.255.255 GigabitEthernet0/1.3000
!
ip access-list extended NET-<OPERADORA-B>-WAN
 permit ip B.B.B.0 0.0.0.3 any
 permit ip B.B.ROT.0 0.0.0.7 any

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação