[GTER] Alteração de nameservers em massa no registro.br

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Dec 14 19:24:33 -02 2012

> Estou migrando meus servidores DNS e vou precisar alterar
> aproximadamente 800 domínios, mas não gostaria de fazer isso
> manualmente, tanto pela dificuldade quanto pela possibilidade de erros
> (a migração será para o serviço Route53 da Amazon, que tem 4 nameservers
> diferentes para cada domínio, o que resultaria em 3200 Ctrl-C Ctrl-V).

Ou você poderia alterar para nameservers de domínios seus, o que
facilitaria futuras migrações...
exemplo:

domínios cliente1.com.br, cliente2.com.br, cliente3.com.br,...cliente800.com.br
ns1: ns1.dnsdeclientes.com.br
ns2: ns2.dnsdeclientes.net
ns3: ns3.dnsdeclientes.info
ns4: ns4:dnsdeclientes.biz

(diferentes domínios em diferentes back-end registries para maior sobrevivência)

Assim você teria com poucos pontos de controle manobrabilidade total de DNS.

> Vi que o registro.br tem o protocolo EPP para provedores de serviços
> (http://registro.br/provedor/epp/howto.html), mas tem todo um
> processo de homologação e necessidade de desenvolvimento que creio não
> valer a pena, já que a necessidade é bem pontual para essa migração em
> específico.

Desenvolvimento não seria necessário, pois o Registro.br publica um
cliente EPP em linha de comando (SHEPP) para o qual você poderia
passar um arquivo de instruções.
A homologação sim seria necessária. O depósito inicial de 100
transações também seria necessário, mas com 800 domínios isso não
seria problema.
O que seria um empecilho é que para cada CNPJ você precisaria mudar o
provedor designado para o seu novo provedor EPP, o que a não ser que
os 800 domínios sejam do mesmo CNPJ, vai dar quase tanto trabalho
quanto alterar os DNS manualmente.

> Alguém tem alguma dica de automatização deste processo ?

Existe um provedor de hospedagem assinante desta lista que sabe-se que
automatizou a interface web do Registro.br... não é difícil, pois a
interface é HTML sem JavaScript, AJAX ou nada desse tipo.

Rubens