[GTER] Fwd: Advisory — D-root is changing its IPv4 address on the 3rd of January.

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Fri Dec 14 13:30:40 -02 2012

On 14-12-2012 11:18, Danton Nunes wrote:

>  sossega, o endereço novo já está no ar e o antigo vai ficar
>  funcionando por mais seis meses.

Não é assim que funciona :-)

6 meses é sinônimo de "corra feito louco".  Precisa colocar o IP antigo
do raiz na firewall de
borda para matar DNS para o endereço antigo imediatamente e logar para
achar tudo que
precisa ser atualizado, etc.

Aliás, melhor não retirar o bloqueio de tráfego DNS para o IP antigo do
raiz pelos próximos
10 anos.

Da última vez que um root-server trocou de IP, foi um inferno, a única
coisa que mudou é
que agora tem DNSSEC para evitar o pior, mas como nem todo mundo valida,
o endereço
IP antigo do raiz ainda vai ser um tremendo perigo se, eventualmente,
for alocado
para alguma outra entidade.

Bom, hora de fazer uns bug-reports para atualizar rapidamente o "hints" em
todos os pacotes DNS do Debian (e por tabela, do próximo Ubuntu) antes
que seja
tarde demais, sem falar em atualizar na stable também...

Outra coisa que também enrosca é o roll-over da raiz DNSSEC, só porque
tudo que
presta faz o rollover automático quando está online, não quer dizer que
você não tenha
que atualizar todos os pacotes das distros, porque o bootstrap não
funciona se estiver
demasiadamente defasado.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

Antes de imprimir, lembre-se de seu compromisso com o Meio Ambiente
e do custo que você pode evitar.