[GTER] Medir Qualidade Link - Numero de retransmissões

Shine eshine at gmail.com
Thu Dec 13 17:34:20 -02 2012

Douglas,

As ferramentas usadas para medir a qualidade de um link em geral não se
baseiam em métricas de protocolos de alto nível. Isso não é necessário, vc
pode injetar um tráfego sabendo do padrão dele e do outro lado apenas
checar se o o stream de dados correspondente não foi alterado baseado em
comparação binária pura.
Eu não mexi com muitos equipamentos que fazem isso, só mexi com um Agilent
e um Spirent.
Medir métricas de camada 3 acabam não sendo métricas exatamente de link,
porque há interferência do host, vc não sabe se um pacote TCP sumiu ou se
ele não conseguiu ser processado pelo host a tempo.