[GTER] DNS - Interno e Externo no Windows

Edinilson - ATINET edinilson at atinet.com.br
Tue Dec 4 21:07:27 -02 2012

-CORRETO! Não se deve utilizar o dominio EXTERNO como dominio INTERNO salvo sob casos MUITO, MUITO especiais...;

>Porém criei outra zona empresa.com.br. Aconteceu de ter mudado o endereço IP
>do empresa.com.br e do pop.empresa.com.br
>E os registros que existe no Windows tiver que alterar manualmente, pois se
>não os clientes da infra não conseguiam acessar o site e receberem email.
>Você sabe como eu posso fazer isso automaticamente, ou seja, se caso venha
>novamente esta troca de IP faça isso automático, existe essa possibilidade?
>PS: Criei a outra zona empresa.com.br para os clientes internos acessar a
>URL intranet.empresa.com.br(no servidor local).

-Neste ponto que ficou estranho.
No registro.br, para onde aponta os servidores deste dominio empresa.com.br ?
SE for para o seu PROVEDOR, entao o seu dominio EXTERNO deverá ser um SECUNDARIO no seu servidor de DNS INTERNO para que ele receba as atualizacoes do dns server do seu provedor. Inclusive, ele sendo um dominio SECUNDARIO, voce deverá especificar o ip do DNS PRIMARIO (dns server do seu provedor);

Agora, SE no registro.br apontar para o seu DNS INTERNO (ou seja, voce tem um link dedicado ou coisa assim e é um dns PRIMARIO), não era para ser necessario esta alteração manual pois, fazendo qualquer atualizacao e, claro, atualizando o serial number no SOA RECORD, esta mudança já será propagada.

Edinilson