[GTER] Relatório Euro-IX

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Wed Aug 22 15:06:23 -03 2012

On 22-08-2012 14:35, Rubens Kuhl wrote:

> O pessoal dos IXPs que fez há alguns anos atrás notou isso mas
> comentou que ficaram surpresos com como ele compartilhava bem o
> tempo de resposta entre as diversas demandas, quase que como uma boa
> implementação de multitarefa não preemptiva (como era o Cisco IOS,
> Mac OS Classic etc.). Então esse ponto não é um problema per se, mas
> ele abre alguns cenários que precisam ser investigados de algo que
> conseguisse capturar atenção demais do daemon.

É um defeito de projeto.  Se qualquer coisa demora mais do que deve
(exemplo: uma syscall mandando o kernel fazer flush de toda a RIB), a
routing engine trava.  E ela não escala horizontalmente de jeito nenhum,
só verticalmente.  No novo mundo de muitos cores lerdos, isso é
extremamente irritante.

Ou seja, é um fator limitante no design que já está atrapalhando faz tempo.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.