[GTER] Relatório Euro-IX

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Wed Aug 22 12:54:28 -03 2012

On 22-08-2012 11:31, Rubens Kuhl wrote:
> Pontos que me chamaram atenção: - A grande adoção do BIRD
> (http://bird.network.cz) como daemon BGP (41%) com o Quagga quase
> indo para o 3o. lugar (está empatado com o OpenBGPD com 22% cada).

O BIRD é rápido, e maravilhoso de configurar (nada daquele nojo
gambiarrado "on-line" que é a sintaxe Cisco antiga, usada pelo quagga).
E nada de coisa cretina estilo route-map que parece mais um aborto de
BASIC: você programa a routing engine usando funções, estilo
Júniper.  Mas ele tem lá seus problemas.

Os dois piores problemas do BIRD na minha experiência:

1. O BIRD é síncrono, mono-threaded e mono-processo.

2. O BIRD usa hashtables no lugar de algo mais apropriado como C-TRIEs
para armazenar as RIBs pesadas do BGP.

Ainda assim, é melhor que o Quagga no uso como route-server inclusive no
quesito performance.  Não me espanta nada ele ter a preferência da
maioria dos IXPs, considerando que ele DESTRÓI o Quagga no quesito
"usabilidade/ergonomia".

Usar o BIRD como routing engine de roteador por software de uso geral
(não como route-server) são outros quinhentos, depende muito do que você
quer fazer.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.