[GTER] uma ideia para discussão: SPF reverso.

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Fri Aug 17 11:30:24 -03 2012

On Fri, 17 Aug 2012, Henrique de Moraes Holschuh wrote:

> E?  Leia de novo o que eu escrevi, e ao que eu estava respondendo.

o MX não vem ao caso. o MX indica quem RECEBE email, estou interessado em
quem TRANSMITE. OK, via de regra são o mesmo cara, mas isso não é regra
geral.

recapitulando o objetivo desta proposição: no SPF a gente pergunta para o
dono do domínio se o IP é legal. aqui perguntamos ao dono do IP se o
domínio é legal.

> Hash não ajuda a esconder quais domínios o IP serve.

mas um único TXT, somente com a resposta PASS, NEUTRAL, FAIL, por par
(domínio,IP), sim, pois quando se faz a consulta retornará uma única
resposta somente a respeito do domínio considerado, e não de qualquer
outro.

> Então não mencione esconder para quais domínios o IP é utilizado quando
> justificar o uso do hash.  Pelo contrário, mencione na seção de fatores
> relevantes à segurança que o uso de hash pode levar a uma falsa sensação
> de privacidade, que não existe.

acho que você não está entendendo o que vai a bordo do TXT. Não é uma
lista no estilo do SPF, é apenas o resultado final. o RR tem a forma:

hash(domínio).ip reverso.in-addr.arpa (ou ip6.arpa) in txt "rspf/1 resultado"

tendo um domínio e um ip: example.com e 203.0.113.29, construo o nome

0caaf24ab1a0c33440c06afe99df986365b0781f.29.113.0.203.in-addr.arpa,

onde 0caaf24ab1a0c33440c06afe99df986365b0781f é o hash de example.com, e
29.113.0.203 é o IP invertido por octetos. Interrogo o DNS pedindo um RR
do tipo TXT. Aí a coisa segue assim:

deu NXDOMAIN? => retorna NEUTRAL;
RRset vazio? => retorna NEUTRAL;
Há um RR começando por "rspf/1 "? => retorna o que estiver escrito
Há mais de um RR começando por "rspf/1 "? => retorna ERRO (NEUTRAL?)
Não há RR começando por "rspf/1 "? =>  retorna NEUTRAL;

> Nada contra, suponho que dar o exemplo no RSPF é uma boa ideia, e evitar
> o problema da quantidade de subdomínios é uma razão muito boa para usar
> o hash.

de fato, por enquanto, é a única.

-- Danton.