[GTER] duvida mtu

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Fri Aug 17 09:35:11 -03 2012

Sobre o MTU mais alto:

A vantagem da redução proporcional do overhead só vai aparecer se de ponta
a ponta(origem-destino) em todos os saltos(L2 e L3) suportarem esse MTU
mais alto.

Pois se tiverem um salto L3 com MTU mais baixo, ele vai fragmentar esses
pacotes com MTU maior.

E esses pacotes fragmentado só vão ser juntados novamente no destino final,
mesmo que ele passo por outros Saltos que permitam MTU maior.

Um exemplo interessante disso, é para redução do tempo de convergência do
BGP.

Na troca inicial de tabela Full Routing, estamos falando de uns 200-300
mega, dependendo do AS da operadora.

O uso de MTU mais alto entre o Borda da Operadora e o teu Borda permite que
essas tabelas sejam enviadas com menor quantidade de pacotes proporcionando
assim uma redução de perda por overhead.

Porém, normalmente no trafego internet tanto a origem quanto o
destino(Servidores e Cliente) estão limitado no MTU padrão do Ethernet... Então
esse MTU mais alto no enlace entre os dois Bordas não faz diferença para o
trafego internet em si.

Sobre a lentidão com o roteamento:

Se isso está acontecendo, o teu equipamento de borda não está tendo perna
para acompanhar o teu link.

   - O que você usa na borda?
   - Qual a especificação de Mbps desse equipamento? E PPS?
   - Como está o uso de processamento, e de memória?
   - E os buffers da portas tão sempre cheios ou vazios?