[GTER] duvida mtu

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Thu Aug 16 20:49:49 -03 2012

A resposta na verdade é mais complexa do que a que eu vou te dar aqui:

Mas a grosso modo, você tem que manter o MTU entre um equipamento Layer3 e
outro.

Mais especificamente entre um roteador e outro, ou entre um roteador e um
host final.
Isso porque é o Roteador que vai fragmentar(caso necessário) um pacote com
origem e destino com MTUs diferentes.

Algo importante que tens que considerar é que diferentes protocolos Layer 2
tem diferentes MTUs
 - Ethernet LLC(Antiga) -> 1492
 - Ethernet V2          -> 1500
 - Ethernet Jumbo       -> 1500-9000
 - Wifi                 -> 7981

Daqui pra diante a gente já vai cair no assunto PMTU - Path Maximum
Tramission Unit.

Ex.: Tem dois Servers e dois switchs, um conjunto desses de cada lado de um
link WIFI(Descente).

E você habilita JumboFrames nos Servers e nos Switchs...

Se você não limitar o MTU dos Servers e dos switchs para menor que 7891,
"vai dar  mééérrrda".

Um problema muito comum nessa linha é o que acontece com as VPNs IPsec ou
com o PPPoE, que recebem mais um header que come alguns bytes.
Se não for ajustado, extrapola os 1500B padrão do Ethernet e "dá mééérrrda"

(Valeu amigo Michel)

Outra coisa importante é diferenciar MTU_L2 de MTU_L3 na hora de configurar
teus equipamentos.
O MTU do IP(L3) deve ser igual ou menor que o MTU do Ethernet(L2) menos os
Bytes dos Headers.

Na pratica:
 - Se estiver configurando porta de Switch, use o MTU_L2
 - Se estiver configurando uma Interface Vlan, ou uma porta roteada, use o
MTU_L3.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação