[GTER] uma ideia para discussão: SPF reverso.

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Wed Aug 15 18:23:48 -03 2012

On Wed, 15 Aug 2012, Frederico A C Neves wrote:

> Use base32hex, o mesmo usado no NSEC3. Veja RFC4648 7. Com este
> encoding e o seu atual hash selecionado ganha-se ao menos 6 bytes :-)

boa dica, Fred! mas ainda há o pad que usa o sinal = que não é válido em
nomes de domínio. podemos usar a base32hex, excluindo qualquer padding.

> Esta preocupação certamente é válida quando o input da sua função de
> hash é de tamanho muito maior do que o próprio hash mas com um espaço
> de nomes limitado a nomes de 255 bytes, o que inclui ai também o byte
> do tamanho de cada label, MD5 ainda me parece muito bom.

sem dúvida. mas não gosto de riscos de natureza teórica.

> Suportar todo e qualquer domínio é o principal motivo para se utilizar
> hash. É certo que a grande maioria dos nomes + reverso + in-addr.arpa
> em "wireformat" será menor ou igual a 255 bytes mas não será aplicável
> a qualquer caso, por isto o hash é altamente aconselhável.

sim, esse é O argumento pró-hash. legibilidade por humanos é O argumento
contra. eu ficarei com o hash no meu projeto piloto.

> De uma olhada nesta proposta. Pode ser aditiva a sua. É uma técnica
> para representação em qualquer bit-boundary.
>
> http://tools.ietf.org/html/draft-gersch-dnsop-revdns-cidr-02

muito bom!

valeu, Fred!

-- Danton.