[GTER] duvida intrigante

Ribeiro Silva 2uutech at gmail.com
Tue Aug 14 11:04:23 -03 2012

Alguém poderia nos ajudar?
veja:
temos nosso roteador que é ligado em um Switch e está na vlanA . Na VlanB
temos nossos roteadores( mikrotiks) de controle de banda. Tenho uma fibra
ligando nosso pop principal. De lá do pop principal consigo excelentes
taxas de download em uma única só conexao( da internet e de um servidor
HTTP que tenho para testes de download/banda). quando passo para os demais
pop´s( tanto frequencia pública quando privada podendo ser com w2bee ou
comba) algumas taxa nao passam de 100k para o mesmo destino, porém do meu
teste de download a taxa é excelente, podendo concluir que meu enlace está
ok...até o SW, até a vlanB.... porém qunado vou fazer da internet dá esse
xabú.... detalhe, estou usando o mesmo IP, apenas correndo pela rede com
ele...
1 - podemos pensar que tem algo no core - já retirei o core e joguei outro
par de fibra para testar e foi a mesma coisa...do primeiro pop ok e quando
vou para os demais que sao via rádio fica ruim o download...
2 - atenuação na fibra - já foi testada, está ok....até mesmo poruqe dos
meus servidores locais faço donwload normalmente usando a banda toda
3 - o ip que está sendo limitado em seu destino - nao é, pois uso o mesmo
ip no circuito inteiro...
sei lá, é como se o sw, ou a vlanA, identificasse que o tráfego tem x
saltos e desse um limite de no máximo 1MB para cada conexao...se eu abrir
mais conexoes vai somando os MB.....
A hipótese de MTU poderia ser descartada? pois nao mexí em nada de mtu no
sw....é um extreme....só tem 2 vlans....a dos cores e a da operadora....nao
usamos NAT, é sempre ip´s válidos....já troquei o bloco de ip´s também para
outras redes.....já fiz tanta coisa.....
ja to ficando meio doido.... já entrei em contato com a operadora......sei
nao...será que mtu poderia fazer algo assim?! e essa questao do padrao do
sw extreme que tem as qp1,2,3,4,5,6,7,8 ?! isso poderia interferir em algo?
e o 802.1p ?
alguém poderia ajudar?